Atividades dos voluntários do projeto REMOMA desde 2002


             O PROJETO REMOMA, que tem como principal objetivo o reflorestamento do morro da Igreja Matriz, em São Gonçalo, está sendo realizado através do seu Grupo Ecológico, com a coordenação do paroquiano e biólogo Marcos Dias, que vem realizando atividades de recuperação daquela área desde 2002, como, por exemplo, a pintura do cruzeiro, o plantio das árvores, a construção do viveiro de árvores etc. Hoje, já estamos na sexta etapa do reflorestamento, quando já foram plantadas 200 árvores.
            O Grupo Ecológico existente na Paróquia conta com 300 voluntários cadastrados, convidados através de e-mails para todas as atividades realizadas, pois a meta é plantar 1500 mudas de árvores nativas. Ainda assim, este trabalho vem unir alunos e profissionais de várias áreas de atuação, como: turismo, biologia, história, engenharia, geografia, arquitetura etc.
            Este precioso trabalho de recuperação do morro da Igreja Matriz, além de ser realizado na área central da cidade, é o local onde começou toda a história da cidade de São Gonçalo quando então em 1529 a igreja matriz de São Gonçalo começou a ser erguida às margens do rio Imboaçu pelo fidalgo Gonçalo Gonçalves enviado por Dom João III para povoar terras nessa região .
E assim, através da relevância histórica desse lugar e do crescimento habitacional desordenado que a cidade vem sofrendo ao longo de décadas, que queremos resgatar a importância histórica desse lugar perdida ao longo dos séculos e que com as atividades do REMOMA  proporcionaremos mais um espaço verde recuperado em nossa cidade e um futuro ponto turístico para a cidade.
           
2. OBJETIVOS GERAIS

            Além do reflorestamento, temos outros importantes objetivos que dependerão de patrocínio e parcerias de pessoas ou órgãos sensibilizados com o Projeto, como, por exemplo:

  • adequar a trilha já existente às normas técnicas de segurança para caminhadas ecológicas e atividades religiosas como a Via Sacra, procissões  etc.;
  • construir o Mirante da Matriz, com vista panorâmica para a Cidade;
  • promover a iluminação do Cruzeiro, que tem um valor histórico, pois foi construído em 1947 em comemoração ao tricentenário da Igreja Matriz e está representada no Brasão do Município;
  • convidar a comunidade da capela de Nossa Senhora das Graças, que fica  no entorno da área do Projeto, comerciantes, alunos de escolas públicas e particulares, enfim, toda a população para exercer, através de sua colaboração e engajamento, a prática da cidadania, também através do reflorestamento;
  • realizar aulas e encontros de educação ambiental no local, em parceria com  escolas, universidades e organizações em geral.
           
            Buscamos, assim, resgatar a importância social e ecológica daquele espaço pertencente à Paróquia, comumente invadido por construções irregulares, mas que pode servir à comunidade no que se refere ao seu lazer à sua consciência ambiental.


2.1. ATIVIDADES  A SEREM DESENVOLVIDAS

l  Capinar o terreno em volta das árvores plantadas;
l  Produzir mudas no viveiro através de sementes;
l  Caminhadas ao topo do morro para apreciação da paisagem;
l  Limpeza da caixa d'água e do pequeno lago artificial onde se encontram peixes ornamentais;
l  Acompanhamento do desenvolvimento das árvores;
l  Manutenção da trilha, do viveiro, e das árvores;
l  Preparar os berços(buracos) nos dias que antecedem os plantios;
l  Regar as mudas do viveiro e as árvores em estágio de desenvolvimento com a água da chuva e da nascente captada pela caixa d'água.


3. BENEFÍCIOS


         Contribuir significativamente na melhoria da qualidade do ambiente urbano de nossa Cidade tornando-o mais agradável e mais bonito
         Selecionar e fornecer a cobertura vegetal com espécies nativas apropriadas para a situação local;
         A recuperação da paisagem, a médio e longo prazo, significará não somente a restituição dos valores cênicos da região, trazendo uma série de efeitos ambientais práticos;
         Reabilitação ecológica da área, abrigando fauna típica da região;
         A recomposição paisagística e ecológica da vegetação de Mata Atlântica.
         Influência no balanço hídrico, favorecendo infiltração da água no solo e provocando evapo-transpiração mais lenta;
         Abrigo à fauna, propiciando uma variedade maior de espécies, conseqüentemente influenciando positivamente para um maior equilíbrio das cadeias alimentares e diminuição de pragas e agentes vetores de doenças;
         Amortecimento de ruídos urbanos;
         Prevenção à ocorrência de erosão;

         Purificação do ar pela fixação de poeiras e gases tóxicos e pela reciclagem de gases através dos mecanismos fotossintéticos.































































































































0 comentários: