AS MADEIRAS CHEGARAM PARA A VIA SACRA E NÃO SE ESQUEÇA, DOMINGO 27/03 AS 8:30H 11ª ETAPA



A HISTÓRIA DA VIA SACRA

O projeto REMOMA para realizar as etapas do reflorestamento descobriu no começo das atividades lá em 2002 um caminho que levava para o cruzeio essa trilha era toda cheia de capim colonião de 2 metros de altura que aos poucos foram combatidos através dos voluntários do projeto. Hoje ela é no nosso principal acesso para chegar a todas as áreas das etapas realizadas e que ainda vamos realizar e que sem acesso acessível dificulta todo o trabalho.
Utilizar essa trilha para realizar as etapas do projeto que objetiva reflorestar todo o morro, não era o único objetivo do projeto REMOMA. Sabíamos que o saudoso Padre Eugênio tinha o sonho de fazer uma Via Sacra até o cruzeiro e que promessas apareciam na época mas nenhuma fora realizadas mas segundo alguns paroquianos o Padre chegou a contratar um trato de esteira para fazer o caminho percebido ainda hoje em alguns pontos ao andar pela trilha. A idéia do Padre Eugênio foi super inteligente pois ele sabia o valor que tinha esse lugar. Segundo alguns paroquianos o Padre costumava alimentar as corujas nos buracos na pedra do Cruzeiro e ao subir, para alimentá-las olhava para traz e via a sua cidade em 180º, deveria ficar encantado. Sabendo do valor espiritual e visual do lugar foi um dos motivos de levar os paroquianos até o alto da Cruz.
EM fevereiro de 2011 com a autorização do Padre atual Pe. Ademar, realizamos a campanha da Via Sacra na Paróquia como objetivo de realizar esse antigo sonho da Paróquia.
Os paroquianos graças a Deus chegaram junto e em menos de um mê e meio o valor para ser arrecadado foi concretizado onde no dia 12 de março de 2011 foram compradas as madeiras e no dia 15 de março elas foram entregues. com os descontos que conseguimos vão ser comprados cimento areia e pedra e os parafusos para realizar todo o trabalho.
Futuramente poderá acontecer outra Campanha para outras necessidades. O importante é que conseguimos realizar essa primeira etapa que já e um grande avanço.
Nos momento de oração lá no caminho da cruz possamos refletir sobre nossas vidas
e que os membros e pastorais da paróquia possam se integrarem cada vez mais.
E aos visitantes os nossos votos de Sejam Bem Vindos!!
A paz de Cristo e o Amor de Maria
Marcos Dias
Biólogo
Coordenador do projeto REMOMA
20/03/2011
Nesta segunda dia 21/03, o serviço do preparo das cruzes será feito pelo marçeneiro Zambar as madeiras são divididas e duas partes um com 4 metros e outra com 2 metros.
O trabalho será dividido em três fazes


*Determinar o local das cruzes
*Montagem das madeiras parcialmente pois a cruz montada pesa muito ou seja, deixaremos ela preparada e será levada em duas partes para ser montada e parafuzada ao lado do buraco que ela vai ficar.
*Cavar os buracos:
*Fazer a massa de concreto e encaixar a cruz

Serão necessários no mínimo 15 pessoas para ajudar nessas etapas principalmente para levá-las e fazer o concreto e levar o concreto

Precisamos unir nossas forças para concretizer essa companha
Deus vai nos ajudar e nos dar sabedoria para encará-la.

No próximo domingo as 8:30h será a nossa 11ª etapa do reflorestamento
leve água, use roupas leves, use protetor solar, chapeu e máquina fotográfica

0 comentários: